domingo, 12 de setembro de 2010

A tecnologia na formaçãos dos professores

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

Atualmente, não podemos mais adiar o encontro com as tecnologias passíveis de aproveitamento didático, uma vez que os alunos - voluntária e entusiasticamente imersos nesses recursos - já falam OUTRA LÍNGUA, pois desenvolveram competências explícitas para conviver com eles: as quase incompreensíveis gírias de linguagem, a percepção HIPERMÍDIA, o ritmo acelerado de vida, a ânsia permanente de não perder tempo, a intimidade instantânea com todas as novidades encaminham um perigoso distanciamento entre gerações.
Portanto se os professores não quiserem ficar para trás, abandonados e marginalizados, pregando no deserto, precisam se ALFABETIZAR urgentemente nessa área.
A utilização da informática como instrumento de educação e busca do conhecimento traz consigo alguns questionamentos, encaminhando quase uma revolução nas concepções de tempo, espaço, currículo, ensino aprendizagem: até que ponto a escola está promovendo sua reconfiguração para atender a essa nova realidade?
Se a tecnologia é cada vez mais presente na vida (e na escola), os professores precisam, em primeiro lugar, descobrir os efeitos pedagógicos de seu uso. O lugar ocupado pelas novas ferramentas de ensino modifica expressivamente o papel dos professores - eles não mais podem ser um transmissor de conteúdos, mas mediadores capazes de articularem a interação crítica e reflexiva do aluno com os conteúdos de ensino, através dos meios tecnológicos.
O conhecimento precisa ser construído coletivamente nessa nova plataforma de acesso às informações, pela mediação efetiva de educadores que percebam, antes de tudo, que a tecnologia é INSTRUMENTO e não FIM.

Obs: Síntese do texto original
Jornal Mundo Jovem - Porto Alegre/RS
Autora: Professora Helena Sporleder Côrtes
(Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da PUCRS)

Fonte: http://www.uniblog.com.br/arrudaprofessor/442922/compartilhando-ideias-professor-arruda-e-cia.html

1 comentários:

E.M.E.I.F. São Miguel disse...

Oi Lú,
A formação tecnológica realmente deve fazer parte da vida do educador antenado com as novas formas de ensinar.
Adriana